NEPAL- Nov 2019- Alargamos o grupo e todos adoraram visitar mais este pais do Oriente

Comidas do Mundo – Nepal



Introdução. Quem nunca entrou nas Comidas do Mundo, que se atire ao evento do Nepal, foi o caso da família Guerreiro... Mais vale tarde do que nunca, foi o caso da chegada do Henrique...

Almoço. O almoço foi bom, a comida não me recordo. A ala mais jovem jogou ao jogo do galo, mas sem galo, esse jazia nos pratos, coitado. A ala mais velha, vá, a menos jovem, não sei. Ainda não eram tempos de quarentena, pelo que não se falava com quem estivesse a mais de três cadeiras de distância.

Apresentações. Parabéns à Sara, à Rita e ao Tomás, que tiveram, ou tiveram de ter, a coragem de apresentar logo no seu primeiro evento. Foi também o primeiro evento do índice de felicidade. Segundo o “World Happiness Report 2019”, Portugal está em 66º e o Nepal em 100º. Estranha posição, a do Nepal? Talvez não... Primeiro, feliz ou infelizmente, a felicidade do turista não é a felicidade do local. Segundo, a felicidade, como aliás qualquer sentimento, não é diretamente observável, que é como quem diz, quem vê caras não vê corações.

Geografia e Pessoas. Nepal é o país das montanhas mais altas do mundo, ou melhor, as montanhas mais altas do mundo são do Nepal, o que pesa na economia, e também nas costas dos Sherpas. Os Sherpas são uma etnia da região mais montanhosa do Nepal, povo pragmático, em vez de buscar a paz interior em mosteiros, como os monges, assegura a paz económica dos seus familiares guiando clientes pelas montanhas. Monte Evereste. Para um sherpa, subir o Monte Evereste, cujo pico de 8848 m fica na fronteira entre Nepal e Tibete, é geralmente a garantia de emprego para o futuro, e marca o fim duma vida incerta; para um cliente, é garantia de bolsos fundos, afinal o custo médio da expedição anda à volta dos 50,000 $ (sim, é suposto ser dólar, Francisco e Rodrigo, e Mafalda...). Mau tempo ou avalanche, podem ser garantia de certidão de óbito para ambos.

Custo de Vida. Para os turistas, não muito elevado. Para os locais, faz mais sentido inverter a ordem para vida de custo: em termos de índice de desenvolvimento humano, o "Human Development Report 2019" da ONU posiciona o Nepal em 149º em 189 regiões, enquanto que Portugal surge em 40º.

Gastronomia. Pensava que era a Carolina. De qualquer modo, é Comidas do Mundo, não Mundo das Comidas.

Política e História. A história deste texto já é suficientemente polémica.

Questões. Alguém tem perguntas?


 

 


Comentários

Enviar um comentário