EUA: finalmente para os miúdos

8º evento, 28 de Abril de 2019
Finalmente comida americana para satisfazer desejos dos teenagers

Isto de organizar eventos familiares em que, para alem do convivio com amigos, vamos conversar sobre culturas diferentes, e os teenagers são o centro das atenções e têm de fazer um TPC onde prepararam informação sobre o pais, não é facil!! Ouvimos muitas reclamações: “que comida esquisita vamos comer desta vez?” “não tem lá hamburgers?”, “Porque é que somos sempre nós a fazer as apresentações? Então e os adultos não fazem nada?”… Por isso, intercalar as “comidas esquisitas” com “junk food” e paises com os quais miudos se identificam mais é importante… e os ultimos eventos tinham sido todos na “classe dos esquisitos” Quando anunciamos “USA/Junk Food”.. foi a festa! A “chatisse” de fazer o TPC, nem deu origem a muitas reclamações…
E lá fomos nós, experimentar um ambiente de “Diner” americano, decoração “anos 50”- o “Fifties” no parque das nações. A familia Amaral Piçarra não se conseguiu juntar e ficaram com muita pena.. Nós também sentimos a sua falta.
A minha experiência de 6 anos a viver nos states, permite-me o titulo de “expert” nestas coisas da cultura americana…Bem, posso dizer que o ambiente do diner reflete bem os “tipicos” diners americanos/ambiente dos anos 50/60.  A maioria dos diners no US, não têm tão bom aspecto como este. Normalmente um Diner é um restaurante com poucos luxos e preços acessiveis. Os aspectos que reflectiram melhor o  “verdadeiro diner americano”:
- a qualidade dos hamburgers, o ambiente/decoração, o detalhe do atendimento.
As coisas que estavam “adaptadas” e por isso não reflectiam a maioria dos verdadeiros diners americanos:
- As ementas dos diners americanos são gigantes, páginas e páginas de opções de comidas. Aqui nesta ementa faltaram uns items importantes:
- o “clam chowder”, uma sopa cremosa normalmente servida numa taça pequena como entrada,
- As “Chicken quesadilhas” um prato mexicano americanizado
- as muitas opções de menu pequeno almoço (panquecas, ovos, bacon, salsinhas)
- e claro, tamanho das doses… os hamburguers mais pequenos no USA, devem ser provavelmenet aqui o tamanh gigante deste restaurante, o tamanho das bebidas .. mas ainda bem.. porque não precisamos do exagero super big/super fat/super caloric”

Sobre o evento em si, os miudos esforçaram-se (a  cultura americana era familiar e por isso mais facil identificarem-se e procurarem informação)
Eu contribui com o meu conhecimento “in loco” e partilhei as minhas experiencias sobre os 6 anos vividos nos states, levei os albuns de fotos para ajudar a partilha e acho que os participantes gostaram de ouvir. Deixo abaixo uma foto do mapa com os estados que visitei e sobre os quais falei.

Foi uma excelente experiencia de vida para mim. Em termos profissionais, foi excelente e aprendi muito. Em termos pesssoais, acho que me tornei uma pessoa melhor. Por ter tido oportunidade de conhecer sitios tão diferentes num mesmo pais e principalmente por ter contactado com pessoas de todo o mundo.
Todas as “generalizações” que se fazem sobre “americanos”, tendem a não ser “justas”. Aquele pais é uma grandde mistura de culturas. Por isso as generalizações não refletem a realidade. E claro variam muito com a região dos states.
Adorei a experiencia em todos os aspectos: por ter tido oportunidade de conhecer sitios maravilhosos (Grand Canyon está no topo da minha lista, o Alaska, Cidades giras e interessantes como São Francisco, Providence, Chicago e claro as minhas favoritas Princeton (onde vivi) e Manhatan!
Ainda deixei muitos sitios/aventuras por viver que ficam no meus “to do list”: o trajecto da route 69, o parque Yellow stone.
Em termos de paisagens, fartei-me de viajar, mas mesmos que não tivesse viajado, viver na costa este e experenciar as 4 estações do ano faz-nos ver prespectivas completamente diferentes dos mesmos sitios. Nós achamos que em Portugal temos 4 estações diferentes mas de facto não temos…o nosso clima é tão ameno que a paisagem não varia muito nem na realidade os nossos habitos. Na costa Este ((centro e norte), vivem-se de facto as 4 estações do ano. A primavera em que é tudo super verde. Os vários tons de verde, a cor da terra, as arvores cheias de folhas. O verão com temperaturas quentes e acima de tudo bastante mais humidade que estamos habituados mantém o verde das arvores e convida a visitarmos os parques com muita sombra. O Outono (minha estação favorita), é lindo. As arvores de folha caduca começam a mudar as cores e transformam-se em quadros lindissimos, do verde, amarelo até ao castanho cobre. Dura umas 4 semanas mas a cada dia a mudança de cores é muito nitida e transforma a paisagem de forma deslumbrante. Chega o frio, as folhas caem, as arvores ficam despidas e cheias de neve e fica tudo branquinho. Parece que vivemos noutro sitio completamente diferente. (eu sou muito desorientada e por isso perco-me com facilidade.. mas o facto da paisagem mudar tanto ao longo do ano, não ajuda a desorientados como eu… estava sempre a perder-me.. não tinha pontos de referencia..)

No aspecto gastronomico, e por o USA ser uma mescla tão grande de culturas, é possivel experimentar “verdadeira” comida de um número infindável de paises. Os sabores e ambientes são normalmente muito parecidos com o original (segundo as criticas) e por isso adorei todas essas experiências.
Quer se goste ou não dos “extremismos” de alguns americanos, o USA, é “o pais das oportunidades”. Se alguem trabalha e se esforça, consegue facilmente ser bem sucedido e  ter uma vida confortável . Consegue ter meios financeiros para fazer coisas que aqui neste nosso cantinho da ponta da europa não conseguimos (ou está limitado a um nr muito pequeno de pessoas). A Expressão “american dream”, é mesmo real! Tens um sonho, trabalhas, defendes a tua ideia, e vais quase de certeza conseguir cconcretiza-la…

Em suma, eu adorei a experiencia de vida e gostei muito de a partilhar com os meus amigos no nosso evento do USA

Local:         “Fifties”, parque das nações
                   https://www.thefifties.pt/menus
$$:              cerca 15€/pessoa
Horário:      Encerra ao domingo







Comentários